Estudo PROVE : PROMOVER, VENDER, COMUNICAR E DIVERSIFICAR (circuitos curtos de comercialização em Portugal)

Um estudo que foi um gozo. Passou por uma tentativa de tipificar este sistema de micro-produção e comercialização directa aos consumidores via entrega semanal de cabazes; por análise comparativa de sistemas semelhantes de produção-consumo noutros locais do mundo e, por último, da enunciação, acompanhada de versão simplificada de viabilidade, de ideias par diversificação de negócio para este tipo de produtores. Fototeca do trabalho de campo.

Quem vive no campo tem que ter horta. E na cidade? (circuitos curtos de comercialização em Montemor-o-Novo)
Vídeo realizado em co-autoria com André Birken para a Rede de Cidadania de Montemor-o-Novo.
Horta do Director (circuitos curtos de comercialização em Évora)
Uma forma de vender produtor-consumidor em 4D!:
D1 bons produtos ;D2 atendimento simpático, D3 humor e D4 vontade de aprender mutuamente.

Durante dois anos o Director (Ricardo Martins) produzia e vendia no mercado Évora. E nós ajudámos na ligação aos consumidores. Com o humor e a vontade de aprendermos uns com os outros.


Solução PAN WASTE2VALUE

We Go Inn (experiência em Slow Motion realizada em 2014)
I concurso de pão alentejano (2000) . Co-organizador e autor da grelha de provas.

Investigação

Livro: Debate sobre as Estratégias Locais de Desenvolvimento
Co-autor, enquanto bolseiro do ICAAM-Universidade de Évora. 2013. Edição: ICAAM, Direcção Regional da Agricultura Alentejo, GPP (GAbinete de Planeamento e Políticas do Ministério da Agricultura) e Monte- ACE
O site dos Bombeiros de Mourão
Muito mais do que o site em si, aquilo que o processo de construção do site representou. Objectivamente a troca de um serviço (água) por outro serviço (ensinar a fazer um site). Um processo de partilha e a prova que o dinheiro é (quase sempre) o segundo problema.
Este é o site AQUI
Equipa bombeira que nos abasteceu de água. Um abastecimento que valeu este site aqui
O site da biblioteca municipal do Alandroal
A biblioteca municipal do Alandroal (Évora) foi das primeiras bibliotecas do país a ter um site próprio. Aconteceu em 1998 e valeu pelo pioneirismo e experiência colaborativa com os sempre diligentes bibliotecários.

Plano de Desenvolvimento Social 2019-2021 (Portel)
Projecto Piloto de Combate à Desertificação
Centro de Educação Ambiental, Vale Gonçalinho, Castro Verde. Para a LPN (Liga para a Protecção da Natureza). Vencedor do prémio de Conservação da Natureza Ford.

Sementeira de um montado de azinho a partir de bolotas doces
São Marcos da Ataboeira, Castro Verde. Para a Liga para a Protecção da Natureza.
Sementeira do azinhal em 2000. A partir de bolotas doces.

Um projecto que, quase vinte anos depois, inspirou a Bolotaria.

Exposição Montado Com(n)Vida
“Escola” do Castelo
Um pré-projecto de integração cidadã da comunidade de etnia cigana do concelho da Vidigueira. Funcionou durante um ano e de forma pontual. Uma primeira abordagem para um projecto de uma vida que não chegou a continuar porque…não se proporcionou. E porque, evidentemente, não era um trabalho fácil. Mas foi bom e cheio de boas experiências as tentativas feitas. Bem-haja, pessoal fixe da Vidigueira.
Jornal 100 Idades
Um jornal que era feito em papel de jornal e tudo. Um ar sério que não deixava também de ser uma brincadeira da primeira à ultima página. Foram publicados quatro números ao longo de quase dois. Para ser lido, utopicamente, dos 0 aos 100 anos de idade e participado por todos. Aconteceu nas freguesias rurais de S. Cristóvão e Escoural, concelho de Montemor-o-Novo, realizado ao abrigo de um Projecto maior desenvolvido pelas Terras Dentro entre 1998 e 2000. Foi premiado com o prémio Saber+ do Ministério da Segurança Social.
Itinerários do Fogo
Um folheto turístico pelas profissões ligadas ao fogo das localidade de Santiago do Escoural, Casa Branca e São Cristóvão (Montemor-o-Novo)

Debate sobre ambiente. Autárquicas 2009, Évora.
Em 2009 organizámos um debate com todos os candidatos à autarquia de Évora à volta do tema do Ambiente.
Entidade promotora: CEAI (Centro de Estudos da Avifauna Ibérica)

Coordenação da Estação Biológica do Garducho (Granja, Mourão)
Este equipamento, do CEAI – Centro de Estudos da Avifauna Ibérica, Évora – tinha como principais funções servir a comunidade cientifica (residências), a comunidade local e regional. Obra impactante a tantos níveis.
Experiência cheia de um ano (2009) num equipamento que por motivos vários (mas fortes) fecharia as suas portas pouco tempo depois de abrir.

Azobro
Uma instalação criada em co-autoria com Manuel Fontainhas e António Redondo para a Spira e exposta na Feira do Montado , Portel, 2010.

Primeiro ensaio para árvore genealógica comunitária.
Separar sem Parar
Através de vários mecanismos promotores da participação e transparência, promover o aumento da reciclagem junto da população.

Periodicamente a população era informada, através de instalações localizadas em espaços de grande tráfego, dos valores de separação alcançados e da sua posição face às metas. A mesma informação acompanhava as facturas de água.
Mais sobre resíduos AQUI
Última actualização: 18/11/2019